Marcadores

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Essas são algumas dicas da Consultora de Imagem Gloria Kalil do livro "CHIC" UM GUIA BÁSICO DE MODA E ESTILO, 28ª edição, editora SENAC, São Paulo.

O Casamento à noite

Quanto mais tarde, mais formal o casamento, que em geral, é marcado das 18 às 20 horas. Há uma sutil gradação de formalidade entre os dois horários.

A Noiva

Para definir o vestido da noiva, leve em consideração a moda do momento, que às vezes valoriza os tecidos macios, ora os mais rígidos, ora as formas mais secas ou mais amplas, os vestidos curtos ou de caudas longas. Sem falar do jogo das proporções, que vai ajudar você a valorizar os pontos fortes do seu tipo físico.
Num casamento a partir das 18 horas, você terá uma infinidade de opções de modelos de vestidos compridos e tecidos importantes. Porém, equilibre os recursos:

Vestido bordado + véu liso + buquê menor
Vestido liso + véu enfeitado + buquê maior

Lembrete: Vestido longo + cauda comprida + buquê grande. O resultado pode ser o máximo de gala ou um grande equívoco de exageros. Ninguém é (ou quer ser) a Lady Di!


Foto de Lady Di em seu casamento com o príncipe Charles em 1981.
Foto do livro O VESTIDO DE NOIVA de Harriet Worsley
Publifolha 2010

Evite
Decotes exagerados, saltos muito altos, sandálias, pulceiras e anéis, óculos, flores artificiais no buquê, uso de cores, bordados e pedrarias em excesso, coroas de falsos brilhantes.


Variação do Branco

Dependendo da nobreza do tecido, o vestido da noite dá o efeito branco total, fosforescente. Quebre um pouco esse aspecto ofuscante com alguns truques:
• Flores naturais e aveludadas no buquê.

• Buquê colorido, pequeno, com rosas vermelhas por exemplo, pode ficar chic, além de ousado. Flores naturais, evidentemente.

• Tons perolados no véu, na meia e no sapato.


De Aluguel

Quando a opção é alugar o vestido de noiva, faça isso três meses antes da data. É o tempo exigido para as provas e adaptações necessárias, até personalizá-lo ao máximo. Normalmente, os modelos "padrões" trazem tudo em excesso - saia franzida com brocado, rebordado de lantejoulas, para ser usado com tiara de brilhantes, luvas de cetim...
Dê uma limpada nesses exageros.

Madrinhas

Traje da madrinha não é uma roupa de baile. Saias franzidas, modelagens muito volumosas invadem o território da noiva.
Combinar com a anfitriã quais as cores e o comportamentodas roupas faz parte do protocolo. De novo, importa o tom que a noiva quer imprimir à cerimônia.

Aposte

• Vestido + paletó ou blazer. Assim, é mais fácil coordenar o vestido da festa com a atitude formal exigida no altar.
• Vestidos ou tailleurs de cetim ou renda
• Vestidos ou tailleurs de tafetá
• Tubos de cetim com paletós de renda
• Vestido comprido quer dizer: até a altura dos pés, deixe a cauda para noiva...
• Arranjos no cabelo, um toque de brilho
• Jóias, sem excesso
• Sapatos que aguentem horas e horas de pé
• Bolsas pequenas

Evite

• Alcinhas, fendas e decotes pronunciados sem paletós ou blazers por cima
• Roupas muito curtas
• Saia + blusa, ou chemisiers esportivos
• Calças compridas
• Roupas pretas ou brancas


O Noivo

Terno, fraque ou casaca. A partir das 18 horas as cores escurecem.

• Terno padrão único (paletó + colete) marinho ou cinza-chumbo, de três botões ou jaquetão
• Gravata escura ou prata
• Meia preta, sapato preto
• Cravo branco na lapela

O Fraque

Era usado na Inglaterra, durante o dia, para assistir às corridas de cavalos. Por isso, quem quisesse seguir à risca a etiqueta de origem, deveria usá-lo à luz do dia. No Brasil, ao contrário, entrou - e ficou - para ocasiões formais, à noite.
É o clássico "pinguim", composto por paletó cinza-chumbo ou preto, calça com listras de cores cinza e preto, camisa branca, colete cinza. Pede a gravata plastrom, com extremidades largas, usada em volta do pescoço e laçada sob o queixo. Sapato preto e liso.


 Foto: Flávia Sá


O Meio-Fraque

É a versão light do fraque tradicional. É composto pelo paletó curto tipo jaquetão ou três botões cinza-chumbo, colete da mesma cor do paletó, calça listrada de preto e cinza. Gravata convencional. sapato preto e liso.


A Casaca

É o traje para casamentos superformais. A modelagem do paletó também é do tipo "pinguim" preto, com duas abas longas cortadas atrás, sobre a calça preta. Camisa, gravata-borboleta (Especial para casaca) e colete brancos. Sapato liso preto de cromo ou de verniz.

Lembrete: Os padrinhos seguem a etiqueta do noivo e, se quiserem, podem usar cravo vermelho na lapela.






Convidados

A noiva se preocupou pessoalmente com cada detalhe da cerimônia. Passou meses planejando e sonhando com esse dia. Você é convidada a participar desse cerimonial e render-lhe homenagem. Por isso, não vá a um casamento com a mesma roupa de ir ao restaurante. É impossível dar uma "passadinha" no casamento depois do trabalho. Numa festa como esta, só apareça respeitando o traje estipulado no convite.

Evite

Leggings ou fusôs - mesmo que estejam de tecido sofisticado, roupas de lycra cotton, acessórios marrons, jeans de qualquer tipo, roupas muito esportivas.

Aposte

Pretinhos "clássicos", tailleurs e vestidos de tecidos mais importantes, paletós casaquinhos, spencers, xales (protegem das instabilidades climáticas do inverno e da meia-estação)

Lembrete: As mulheres não precisam ir de chapéu. Só se quiserem. Para os homens, o terno é o passaporte. Nada de jeans, tênis e roupas esportivas. Smoking, NUNCA!



Nenhum comentário:

Postar um comentário