Marcadores

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

I´FASHION _ LA BELLE EPOQUE

  Convite do I´FASHION que será dia 08/12/2011, às 20:00 horas,  próxima quinta-feira, Clube Grêmio Fronteira.

 Com intuito de convida-los para o evento de moda I´FASHION, através deste post contextualizar o que foi o momento histórico denominada LA BELLE EPOQUE.
 Paris fervia e borbulhava cultural ne socialmente, a Europa vivia instenso desenvolvimento, e vivia-se tempos de paz. Iniciou-se em 1880 na França e caio com a chegada da primeiraa guerra em 1914.
  Belle Époque no Brasil foi citada por autores entre 1889, com a proclamação da República, e 1922, ano da realização da Semana da Arte Moderna em São Paulo. 
Poucos tem conhecimento do surgimento da expressão Belle Époque que nasceu no pós I Guerra determinando a fase progresso e expansão, com foco principalmente no âmbito intelectual e artístico. 
Desenvolveu-se grandes inovações tecnológicas que fazem diferencial na vida moderna e hoje não nos vemos inseridos sem essas técnologias como principais exemplos temos o telefone, o telégrafo sem fio, o cinema, o automóvel e o avião, que tornaram novos padrões de viver e pensar, grandes mudanças na rotina e agilidades na vida prática.

Destaque as curvas do corpo feminino e exagero na cintura que nunca fora tão afunilada. O ideal era ter 40 cm de cintura e, para isso, as mulheres recorriam a cirurgias para retirada das costelas flutuantes e deformar mais com o uso do espartilho.  No período o corpo ficou muito coberto por tecidosn apenas as mãos e o rosto ficavam a mostra. Uso de golas altas, saias em forma de sino que difucultavam a locomoção e permitia passos pequenos, uso botas para evitar o aparecimento de pés e canela e  indispensável chapéu adornado de flores e plumas em cima de coques.
  Grande novidade foi a iniciação de esportes para mulheres, hipismo, ciclismo e natação trouxeram novidades em alguns trajes femininos que tiveram pequena masculinização do visual para que pudessem andar de bicicleta ou a cavalo mais confortavelmente, usando um traje mais esportivo. Nasceu a primeira calça feminina denominada-se saia-calção bufante e logo surgiu o famoso tailleur com essa incorporação de roupas focadas para o dia o terninho feminino nasceu ai. 
O banho de mar entra na moda e começa ser praticado como forma de lazer, antes tinha apenas funções terapêuticas. A roupa que usavam para o banho de mar era muito era de malha (em fios de lã) e cobria o tronco indo até os joelhos. E entrava-se no mar de meias e de sapatos.
Os principais estilistas da Alta-Costura Jacques Doucet, John Redfern e Paul Poiret.
 Gostou?
Não deixe de visitar esse desfile que foi preparado com muita dedicação pelos alunos e professores do curso técnico de Produção de Moda do IFSC campus Araranguá. Desfile e exposições para trasportar você para o mundo da Bella Epoque.

Foto autêntica datada de 1900, a fotografia nasceu e logo veio o cinema! Tudo na carreira... o que seria de nós fotografos sem as inovações "Belle Epoquianas"


Pintura de Renoir, movimento artístico Impressionista


 Art Nouveau ditava a estética na arquitetura na época.


 Espartilho era o melhor amigo da mulher elegante, que eram capazes de retirar até as cinturas flutuantes para exibir exageradas cinturinhas de 40 cm. Escravas da beleza que tristeza!



 Passeio descompromissado, mulheres sorridentes flanando felizes numa época gloriosa.



 Cartaz típico da época.



 Movimento em 1900 no Café de la Paix, existente até hoje em Paris em frente a famosa casa de espetáculos Ópera Garnier.



 Can Can a dança efervescente que agitou a sociedade.

 Coca-cola e seu cartaz públicitario datado do século XIX.


 Ford T, sonho de consumo na Belle Epoque, inovação técnológica e mobilidade para a elite.


Em 1900 entrada do metro de Paris, totalmente estética Art Nouveau vigente na época.



 Telefone uma grande invenção da época que trouxe novos valores sociais e possibilidades de comunicação antes nunca imaginadas.



Assim eles faziam propaganda.

Um comentário: